Branding: Um Projeto Para Implementar a Gestão de Marcas no Jogo de Empresas
Resumo
O artigo discorre sobre conceitos que tratam da importância e das vantagens de uma marca para a organização. A pesquisa trata do conceito de marca, os desafios de branding e como mensurar o valor de uma marca. Como introduzir tais conceitos no Jogo de Empresa? Através do Exercício de Gestão Simulada (EGS) do tipo jogos de empresas, em um curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior, no Estado do Rio de Janeiro, é proposto um modelo para se criar um brand equity. O projeto de implantar a Gestão de Marcas ou Branding no ambiente simulada é feito por meio de um capital tangível de apoio a marca e considerando a eficiência mercadológica de todas as empresas do ambiente simulado. Uma análise descritiva expõe um painel com o ranking das marcas. A inserção de branding agrega valor ao EGS? Como resultados, são apresentados benefícios de se conhecer o valor da marca e proposto outras situações que envolvem assuntos de branding.
Palavras-chave
Branding, Gestão de Marcas, Jogo de Empresas, Investimento em Marketing
Texto completo:
PDFREVISTA LAGOS - Laboratório de Gestão Organizacional Simulada - ISSN 2317-5605
UFF - Universidade Federal Fluminense