Utilização do método de análise Dupont para mensuração de desempenho de empresas simuladas

Jessiane Aparecida Oliveira Cunha, Gabriela Costa Dias

Resumo


O presente trabalho aborda os dilemas na formação em Administração, com uma perspectiva tradicional de métodos de ensino voltados para exposição, e como as novas técnicas podem preencher as lacunas nesta formação. Visando saber se a utilização de métodos financeiros, em uma empresa simulada, pode promover melhoria em seu desempenho, esta pesquisa tem o objetivo de apresentar um ambiente educacional integrador, como alternativa na educação, que combine os métodos educacionais como a aprendizagem vivencial (os Jogos de Empresa), a aprendizagem baseada em problemas e os estudos críticos em gestão. Para isto, a metodologia deste ensaio contará com uma revisão bibliográfica que abordará o próprio conceito de Jogos de Empresa, Gestão Financeira, o Modelo Dupont, Faturamento e Lucro e pretende-se utilizar como estudo de caso a empresa simulada JotAG S/A, pesquisa descritiva, análises documentais e cálculos específicos. Espera-se que os resultados obtidos demonstrem se é possível desenvolver melhorias na gestão financeira de uma empresa simulada a partir de métodos financeiros. Por fim, conclui-se mostrando as melhorias observadas que, apesar de terem sido em uma empresa simulada, acredita-se em seu potencial para tratar de problemas em empresas reais e que o Laboratório de Gestão representa uma alternativa ao processo de ensino-aprendizagem, aliando vivência do processo gerencial, capacidade analítica e problematização de casos na gestão, cuja contribuição foi mostrar um mapa conceitual de sua utilização.

Palavras-chave


Jogo de Empresas; Laboratório de Gestão; Gestão Financeira.

Texto completo:

PDF


REVISTA LAGOS - Laboratório de Gestão Organizacional Simulada  - ISSN 2317-5605
UFF - Universidade Federal Fluminense